Adsense

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Conheça os Parques Nacionais do Piauí


    Os Parques Nacionais são unidades de conservação da natureza da categoria de proteção integral. Esta categoria de unidades de conservação tem como principal objetivo a preservação dos recursos naturais, não permitindo seu uso direto, apenas indireto. São permitidas, nessas áreas protegidas, a visitação com fins educativos, o turismo ecológico e a realização de pesquisa. (sobre unidades de conservação, veja materia publicada aqui, com o tema: “você sabe o que são unidades de conservação?”).
     No estado do Piauí existem, atualmente, quatro parques nacionais. São eles: o parque
nacional de Sete Cidades, o parque nacional da Serra da Capivara, o parque nacional da Serra das Confusões e o parque nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. O Parque Nacional de Sete Cidades foi criado no ano de 1961, tendo completado 50 anos no ano passado. É famoso por suas formações rochosas de grande beleza cênica, além de abrigar uma grande diversidade de fauna e flora. Uma matéria escrita nesse espaço, intitulada: “Parque Nacional de Sete Cidades completa 50 anos”, traz muitas informações e fotografias do referido parque, confira.
      O Parque Nacional da Serra da Capivara fica localizado no território dos municípios de São Raimundo Nonato, Brejo do Piauí, Coronel José Dias e João Costa, todos no estado do Piauí. Foi criado em 1979 e tem uma área aproximada de 100.000 hectares, tendo como principais atrativos os sitios arquelogicos e suas pinturas rupestres magnificas, que evidenciam a região como “berço do homem americano”. Sua flora e fauna são bastante diversificadas, com a presença de especies vegetais como jatobá, imburana e juazeiro, além de animais como a onça pintada, a onça suçuarana e o macaco guariba, dentre outros.
       Em 1998 foi criado o Parque Nacional da Serra das Confusões, localizado no território de doze municípios piauienses, dentre eles, Canto do Burití, Bom Jesus e Guaribas, sendo estes os três municípios que concentram a maior parte da área da unidade. Apresenta uma área de 823.436 hectares destinadas, principalmente, à proteção de uma amostra do bioma caatinga com sua diversidade de flora e de fauna, com a presença de animais como a onça pintada, o tamanduá-bandeira e o tatu-bola. Há no parque formações rochosas de grande beleza cênica, que formam um cenário extraordinário.
      O Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba é o parque mais novo do Piauí, tendo sido criado no ano de 2002, englobando território dos municípios piauienses de Gilbués, Corrente, Barreiras do Pauí e são Gonçalo do Gurguéia, além de território dos estados do Maranhão, Bahia e Tocantins. A unidade está inserida no bioma cerrado e tem como objetivo principal proteger as nascentes do Rio Parnaíba, como o nome sugere. Sua flora e fauna são diversificadas, contando com espécies como a arara azul, a onça pintada e o lobo-guará.

       Estas unidades de conservação desempenham importante papel em nosso estado, seja de cunho ecológico, protegendo ecossistemas importantes e sua rica biota, seja em relação ao patrimônio histórico e cultural da região, além da beleza cênica presente nessas unidades. As informações aqui citadas são superficiais e pretendemos, em breve, escrever sobre cada uma dessas unidades em separado, trazendo mais informações sobre cada uma delas.

*Esta matéria foi publicada, pelo mesmo autor, em www.proparnaiba.com/meioambiente

Um comentário:

  1. Parabéns pela excelente postagem. Como é rico o nosso Piauí!

    ResponderExcluir