Adsense

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Conheça os Parques Nacionais do Piauí


    Os Parques Nacionais são unidades de conservação da natureza da categoria de proteção integral. Esta categoria de unidades de conservação tem como principal objetivo a preservação dos recursos naturais, não permitindo seu uso direto, apenas indireto. São permitidas, nessas áreas protegidas, a visitação com fins educativos, o turismo ecológico e a realização de pesquisa. (sobre unidades de conservação, veja materia publicada aqui, com o tema: “você sabe o que são unidades de conservação?”).
     No estado do Piauí existem, atualmente, quatro parques nacionais. São eles: o parque

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Por que usar sacolas retornáveis?


A necessidade de diminuir a poluição ambiental causada pelas sacolas plásticas e a crescente consciência da população sobre a importância do tema tem levado vários municípios brasileiros, entre eles muitas capitais, a proibir o seu uso.
As sacolas plásticas têm sido substituídas por sacolas oxibiodegradáveis, que contém, em sua composição, substâncias que aceleram sua degradação quando descartadas no meio ambiente, reduzindo sua permanência de centenas de anos para cerca de 18 meses.
Além das sacolas oxibiodegradáveis, que também são descartáveis, está sendo incentivado o uso de sacolas retornáveis pelos consumidores. Estas sacolas são confeccionadas em materiais diversos, sendo comum a utilização de tecido. O uso deste tipo sacola tem muitas vantagens, vejamos algumas abaixo.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Os riscos ambientais dos vazamentos de petróleo nos oceanos.


A exploração de petróleo nos oceanos é uma atividade crescente no mundo com o desenvolvimento de tecnologias avançadas como a construção de plataformas marinhas cada vez mais eficientes e resistentes. O Brasil encontra-se entre os principais exploradores de petróleo no mar, tendo a maioria de suas bacias petrolíferas na plataforma continental ou ao longo da margem continental, as chamadas bacias “offshore” ao contrário das bacias em terra, ou “onshore”,  que são pouco exploradas aqui devido ao seu baixo potencial.
Seu extenso litoral e a presença de bacias “offshore” com grande quantidade de petróleo, como a bacia de Campos e, mais recentemente, a descoberta da reserva da camada pré-sal, localizada a até 7 mil metros de profundidade (bem mais profundo do que o que se explora hoje) que deixará o país entre os