Adsense

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Desmatamento na Amazônia Legal tem queda expressiva.


A Ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira, divulgou nesta quinta-feira, 02 de agosto,  dados do sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (DETER), que mostram uma redução percentual significativa do desmatamento na região da Amazônia Legal. De acordo com os dados divulgados o desmatamento teve uma queda de 23 % no período de agosto de 2011 a julho de 2012, em comparação com o mesmo período anterior.
Se forem levados em conta apenas os últimos 04 meses do levantamento a redução é ainda maior, sendo quase 50% menor que o mesmo quadrimestre de 2011. A ministra também anunciou a saída de um município paraense da lista dos maiores desmatadores, o município de Ulianópolis.
Estes números são uma boa notícia, pelo simples fato de representarem redução do desmatamento, em altos percentuais. O problema é que, mesmo com essa significativa redução, ainda há um desmatamento de mais de 2 mil quilômetros quadrados em 12 meses ou de mais de 650 quilômetros quadrados em quatro meses. È muita floresta sendo derrubada!
É necessário continuar e implementar cada vez mais o combate ao desmatamento no país e, nesse intuito, o governo espera a entrada em operação de um novo satélite, ainda mais preciso e que consegue identificar desmatamentos de áreas ainda menores que as hoje cobertas pelas imagens de satélite. Esperamos que esse seja mais um aliado forte e que esse numero continue caindo, para o bem do nosso país, do nosso planeta, de todos nós!
* Materia tembém publicada, pelo mesmo autor, em www.proparnaiba.com/meioambiente

quinta-feira, 21 de junho de 2012

ONG 7 Vidas realiza feira de adoção de animais em Parnaíba.


 A ONG 7 Vidas realiza nesta quinta e sexta, dias 21 e 22 de junho, uma feira de adoção de animais. A feira acontecerá na Praça da Graça, próximo à barraca do Louro, nos períodos manhã e tarde. Na ocasião, além  de viabilizar a adoção de animais, a entidade estará recebendo doação de ração para alimentar os animais mantidos pela ONG, especialmente ração para gatos.

Não deixe de comparecer e divulgar esse ato de amor e responsabilidade com os animais que necessitam de ajuda! Doe e adote! Junte-se a essa corrente do bem em prol dos animais!

sábado, 31 de março de 2012

Participe da Hora do Planeta!


Hoje, 31 de março, entre as 20:30h e as 21:30h, acontecerá a Hora do Planeta 2012. A ação é um ato simbólico promovido pela ong internacional World Wildlife Fund-WWF, que tem seu braço em nosso território, a WWF-Brasil. Desse ato participam governos, empresas e a população ao redor do mundo.
O objetivo é demonstrar a preocupação com o aquecimento global e, para isso, devem ser apagadas todas as luzes da casa, empresa, repartição ou outro local que participar desse gesto em prol do meio ambiente e do planeta! Em 2011 mais de um bilhão de pessoas participarão em todo o mundo.
Participe você também. Hoje a noite, apague todas as luzes entre as 20:30h e 21:30h. Contribua com 60 minutos de apoio a essa causa que pode ajudar a mudar os rumos do nosso planeta e da continuidade de todos os seres vivos, incluindo nós, humanos.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Água: alguns dados e um pouco de reflexão.


O nosso chamado planeta água, apesar de justificar o nome, por ter mais de dois terços de sua superfície compostos por este líquido, apresenta apenas cerca de 1,25% de água potável e disponível.  O Brasil, sozinho, detém mais de 12% de toda a água potável do planeta, apesar disso, desperdiçamos mais de 40% de nossa água. Cada pessoa ncessita de cerca de 40 litros de água por dia, mas a média do brasileiro é de 200 litros, um verdadeiro absurdo.
O desperdício se dá diretamente, quando utilizamos água para lavar a calçada ou lavar um carro demoradamente, já que 30 minutos de uma torneira aberta libera cerca de 560 litros de água. O mesmo acontece quando deixamos torneiras vazando ou abertas enquanto escovamos os dentes, tomamos banhos prolongados, sem desligar o chuveiro enquanto nos ensaboamos, e várias outras atitudes cotidianas equivocadas, as quais não requerem nada mais que um pouco de consciência para serem corrigidas.
Indidretamente, ao se utilizar mal outros produtos e não reutilizá-los ou não reciclá-los, também disperdiçamos água, pois para produzir um único quilo de papel, gasta-se cerca de 540 litros de água.
Água é um bem precioso, tem um alto custo, encontra-se cada vez mais escassa e cada vez mais cara. Vamos contribuir para a diminuição do desperdício começando pelos nossos hábitos, nossas casas. Sejamos conscientes também comunicando à agência de água sobre vazamentos nas ruas que detectarmos. Vamos fazer nossa parte e cobrar dos demais. Água é vida e a nossa depende dela!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia Mundial da Floresta.

Hoje, dia 21 de março, comemora-se o Dia Mundial da Floresta ou Dia Internacional da Floresta. A data nos remete a uma análise sobre a importância das florestas para o planeta e, consequentemente, para o homem. As florestas são responsáveis por importantes funções ecológicas e econômicas que, direta e indiretamente, permitem a sobrevivência humana no planeta e proporcionam outras muitas vantagens.

As florestas são o habitat de milhares de animais e plantas, sendo sua existência importante para a manutenção do equilíbrio ecológico. Desempenham importante papel na fixação dos solos, evitando erosão e deslizamentos. Também são vitais para o ciclo das águas, auxiliando na infiltração da água, evitando contaminação e, portanto, proporcionando uma água mais limpa e em maior quantidade nos aqüíferos.

Além disso, as árvores têm importante papel na captação de dióxido de carbono e liberação de oxigênio, através da fotossíntese, melhorando a qualidade do ar e combatendo o efeito estufa. As árvores também impedem o assoreamento dos rios e

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Conheça os Parques Nacionais do Piauí


    Os Parques Nacionais são unidades de conservação da natureza da categoria de proteção integral. Esta categoria de unidades de conservação tem como principal objetivo a preservação dos recursos naturais, não permitindo seu uso direto, apenas indireto. São permitidas, nessas áreas protegidas, a visitação com fins educativos, o turismo ecológico e a realização de pesquisa. (sobre unidades de conservação, veja materia publicada aqui, com o tema: “você sabe o que são unidades de conservação?”).
     No estado do Piauí existem, atualmente, quatro parques nacionais. São eles: o parque

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Por que usar sacolas retornáveis?


A necessidade de diminuir a poluição ambiental causada pelas sacolas plásticas e a crescente consciência da população sobre a importância do tema tem levado vários municípios brasileiros, entre eles muitas capitais, a proibir o seu uso.
As sacolas plásticas têm sido substituídas por sacolas oxibiodegradáveis, que contém, em sua composição, substâncias que aceleram sua degradação quando descartadas no meio ambiente, reduzindo sua permanência de centenas de anos para cerca de 18 meses.
Além das sacolas oxibiodegradáveis, que também são descartáveis, está sendo incentivado o uso de sacolas retornáveis pelos consumidores. Estas sacolas são confeccionadas em materiais diversos, sendo comum a utilização de tecido. O uso deste tipo sacola tem muitas vantagens, vejamos algumas abaixo.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Os riscos ambientais dos vazamentos de petróleo nos oceanos.


A exploração de petróleo nos oceanos é uma atividade crescente no mundo com o desenvolvimento de tecnologias avançadas como a construção de plataformas marinhas cada vez mais eficientes e resistentes. O Brasil encontra-se entre os principais exploradores de petróleo no mar, tendo a maioria de suas bacias petrolíferas na plataforma continental ou ao longo da margem continental, as chamadas bacias “offshore” ao contrário das bacias em terra, ou “onshore”,  que são pouco exploradas aqui devido ao seu baixo potencial.
Seu extenso litoral e a presença de bacias “offshore” com grande quantidade de petróleo, como a bacia de Campos e, mais recentemente, a descoberta da reserva da camada pré-sal, localizada a até 7 mil metros de profundidade (bem mais profundo do que o que se explora hoje) que deixará o país entre os