Adsense

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SWU: Mais que um festival de música

A mídia televisiva nacional está divulgando, constantemente, o II festival SWU, que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de novembro e terá grandes atrações musicais nacionais e internacionais, como a banda norte americana Faith No More. O evento, que está na sua segunda edição, acontecerá em Paulínia, interior do estado de São Paulo. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem, é que não se trata apenas de um festival de música, mas sim de parte de um contexto muito maior.
Paralelamente ao festival musical ocorre o II Fórum Global de Sustentabilidade, que ocorrerá no Teatro Municipal de Paulínia, e terá como tema principal: “consciência e atitude”. Serão três dias de debates acerca
da sustentabilidade demonstrada através da experiência de pessoas, empresas e organizações que já contribuem para um modo de vida mais sustentável social, ambiental e economicamente, segundo expõe o site do movimento (www.swu.com.br).
A sigla SWU, que representa a expressão, em inglês, starts with you, ou, começa com você, em português, é a denominação do movimento que tem como finalidade a conscientização em prol da sustentabilidade.  O objetivo é mobilizar o máximo de pessoas para a mudança de atitudes que, por menores que sejam, possam contribuir para a construção de um mundo mais sustentável.
A ideologia do movimento, que surgiu da iniciativa do executivo  Eduardo Fischer, baseia-se na crença de que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças. De fato, a soma dos resultados das pequenas atitudes individuais pode atingir um nível alto de resultados e é nesse efeito conjunto da mudança de hábitos que o SWU aposta para melhorar o mundo.
A iniciativa é louvável e vem somar esforços na busca por um mundo mais equilibrado, com menos degradação ambiental, mais consciência nos hábitos de consumo e mais sustentabilidade. Cabe a cada um de nós, além de curtir as apresentações, procurar conhecer mais desse importante movimento e participar, de forma ativa, melhorando nossas atitudes diárias, dessa incessante busca por um mundo melhor, agora e no futuro.

*Artigo também publicado, pelo mesmo autor, em www.proparnaiba.com/meioambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário