Tem ainda a maior bacia hidrográfica do planeta, com cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados de área e o maior rio do planeta, o rio Amazonas. Abriga também a maior biodiversidade do planeta, seja em flora ou em fauna, representando mais de um terço da biodiversidade do planeta e seu maior banco genético.
Com todos esses atributos, que não são todos os que pertence, já se pode notar o quanto a Amazônia é importante para todos, entretanto, a consciência dessa importância não atinge a todos e muitos continuam degradando esse imenso e inestimável patrimônio humano.
Os problemas enfrentados na região, que ocasionam impactos negativos no meio ambiente, são muitos e envolvem, entre outros problemas, o desmatamento em grande escala, as queimadas desordenadas e os incêndios criminosos, a caça ilegal, a exploração ilegal de madeira e minério, a falta de recursos para proteção das unidades de conservação existentes na região.
Como se vê, muitos são os desafios enfrentados pelo governo e demais entidades que lutam para proteger esse patrimônio mundial, que poderá nos trazer, além de benefícios ecológicos diretos, a solução de problemas outros com o fornecimento de matéria-prima para a indústria cosmética e farmacêutica, a possibilidade de geração de energia e a garantia da disponibilidade de água potável, entre outros benefícios.
Por isso devemos nos envolver de alguma forma com a luta pela proteção da Amazônia, seja de forma direta ou indireta, como fazem milhares de pessoas ao redor do mundo, entre autoridades públicas, artistas e pessoas comuns, famosos e anônimos.
Parabéns pelo texto.Muito interessante.
ResponderExcluirQ bom q o Maranhao faz parte da Amazonia legal, mesmo q seja uma pequena parte!
ResponderExcluirA Amazonia é linda e merece ser preservada a todo custo e precisa da proteção de todos nós.