Adsense

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Você sabe o que são Unidades de Conservação?

As Unidades de Conservação (UC’s) são espaços territoriais e seus recursos ambientais,  legalmente instituídas pelo poder público,  e que tem como objetivo a conservação do meio ambiente. Estas áreas têm a função de proteger a natureza seja através da proibição do uso direto dos seus recursos naturais, seja através da limitação do uso destes recursos por meio da imposição dos limites da sustentabilidade nas atividades que utilizam tais recursos.
Embora alguns autores façam referência ao estabelecimento de espaços protegidos datados de milhares de anos, as unidades de conservação no formato atual tiveram como seu primeiro representante o Parque Nacional de Yellowstone, criado em 1872, nos Estados Unidos. Aqui no Brasil o primeiro parque só foi criado no ano de

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Governo lança “bolsa verde” como incentivo à preservação ambiental


O bolsa verde é um auxilio financeiro que será dado a famílias carentes, que vivem em  condições de extrema pobreza, ou seja, tenham uma renda de até 70 reais por membro da família, e que tenham seu sustento ligado à atividades extrativistas .
O governo pretende, com a medida, amenizar a situação social precária dessas famílias e, ao mesmo tempo, incentivar a preservação ambiental. Os beneficiados serão pessoas que vivem na zona rural dos nove estados da Amazônia Legal e que estejam em unidades de conservação federais ou em assentamentos do INCRA.
As famílias que aderirem ao programa e receberem o incentivo, deverão se comprometer em manter suas atividades de forma sustentável, respeitando a legislação ambiental e conservando os recursos naturais.  O valor da bolsa é de 300 reais a cada trimestre, ou seja, 100 reais por mês, como complemento ao Bolsa Família, programa no qual as famílias devem estar inscritas.
O programa, que faz parte do Plano Brasil sem Miséria, é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e atenderá inicialmente 3.500 famílias que irão receber o incentivo a partir de outubro. O objetivo é atingir 18 mil famílias até o final deste ano e, até 2014, cerca de 75 mil famílias.
O acompanhamento das áreas onde vivem os beneficiários do programa será feito através de monitoramento do desmatamento via satélite e, também, por visitas amostrais aos locais contemplados. O incentivo tem duração de dois anos, podendo ser renovado por mais dois.
Espera-se que a bolsa seja mais um incentivo para a preservação ambiental e que o resultado seja positivo, melhorando não só as condições sócio-econômicas dessas famílias, mas também servindo como instrumento de conscientização e proteção ambiental.

*Matéria publica, pelo mesmo autor, em www.proparnaiba.com/meioambiente